domingo, 21 de outubro de 2018

A grande partida






No dia 21 de outubro de 1990 o querido Guru Shrii Shrii Anandamurti (Baba) finalizou sua missão em corpo físico e partiu deixando como presente seu vasto conhecimento e preciosos ensinamentos.  Nos abençoou e encorajou todos a trilharem um caminho de luta sem trégua rumo a uma sociedade verdadeiramente humana, onde todos possam desfrutar de paz e felicidade.
Embora sua partida física tenha deixado saudades infinitas, ele não nos deixou. Ele permanece em nossos corações, através de sua ideologia, através da sádhana (meditação).

Nas palavras do Guru:

"Eu estou tão presente como estarei quando eu não estiver mais neste corpo, com apenas uma diferença... que agora a minha presença tem um corpo, e então a minha presença não terá um corpo. 

Agora eu estou disponível para você somente encarnado, aprisionado em uma determinada forma e estrutura. 

Quando a forma se for, eu estarei aqui nos ventos, nas doces fragrâncias das flores, na luz cintilante das estrelas, no som murmurante dos regatos, nos sorrisos dos bebês recém-nascidos, nas ondas do Oceano Cósmico. 
E se você me amou, se você realmente confiou em mim, você vai me sentir de mil e uma maneiras. 

Aqueles que me amam, aqueles que receberam o meu amor - a esses eu estou comprometido. Nos momentos de silêncio do seu ser subitamente você vai sentir a minha presença. Você não vai precisar buscar e procurar por mim. Aonde você estiver... você vai me encontrar no seu próprio coração, nas batidas do seu próprio coração. " 

Falando um pouco da minha experiencia, quando Baba partiu eu ainda era uma criança e nem poderia imaginar que um dia eu teria ele como mestre espiritual. Foi quando entrei em contato com a sua filosofia e práticas do tantra que entendi aquela frase "quando o devoto está pronto o mestre aparece"

Me senti cada vez mais encantada com a personalidade de Baba e tudo que ele deixou para a humanidade. Mas o mais incrível é que eu não o conheci em corpo físico!  De inicio achei lamentável não ter conhecido meu Guru, mas depois percebi que isso não era um problema, pois ainda sim me sinto vivamente conectada a esse ser extraordinário. Cada vez que ouço suas canções, cada vez que leio o que ele deixou em seus livros, cada vez que coloco em prática seus ensinamentos sinto o quanto minha vida se transforma a partir dele. 


Suas principais contribuições:


ajustou o Tantra Yoga aos tempos atuais, resgatou práticas que haviam sido esquecidas, trouxe um método para a meditação e ásanas, abordou conhecimentos também na espera social, econômica, da ciência, música e literatura.
Essas práticas foram melhor difundidas com o surgimento do movimento e organização chamada Ananda Marga (Caminho da Bem-Aventurança) que ele criou em 1955.

No tantra de Shri Shri Ananda Murti os três principais aspectos do yoga (Karma, Jinana e Bhakti) resume o lema da organização: “Auto-realização e serviço a todos os seres”. Para a auto-realização ele deixou o conhecimento dos asanas, danças psico-físicas, alimentação, cuidados com a saúde, ética, o sistema de iniciação para realizar 6 lições de meditação (sahaja yoga). No campo devocional e da ação encontramos mais de 5 mil canções devocionais (Prabhat Samgiita) e o Maha mantra "Baba Nam Kevalam".   
O Neo- humanismo: uma vasta filosofia espiritual que nos ensina a cultivar  o amor e entendimento da vida.  A teoria social (PROUT) para o progresso nas várias esferas (econômica, cultural, ambiental).

Temos um conhecimento completo a ser aplicado,  muito trabalho pela frente, mas muita inspiração, porque ele é o nosso eterno exemplo de ser humano perfeito.


Krsná devi (Karla Mara Rosa Scherer)

Nenhum comentário:

Postar um comentário