Arte e espiritualidade

Arte Supra Estética


Krsná Devi (Apresentação de dança indiana no festival Hanamatsuri)



Para o Guru do Tantra, Shri Shri Ananda Murti a arte é mais que beleza, estética ou forma de expressão humana, a arte é aquilo que nos aproxima da consciência suprema (Deus). A entidade que permeia todo universo, é toda atrativa e quer estar próxima de todos.

É natural para todos os seres a busca pela felicidade, pelo encanto e beleza. Quando nos sentimos mais próximos desta consciência buscamos as expressões mais sutis e profundas.

 Krsna o mestre do yoga (3500 ac) aparece para encantar seus devotos  tocando sua flauta. Ninguém consegue resistir, mas a atração por ele está além da beleza física, do mundo da estética. Essa atração profunda está no campo espiritual. Todos querem entender porque Krsna é tão agradável ? Que docura é essa ? 


Krsna (Krishna) literalmente significa aquele que atrai todos. A consciência cósmica  atrai consistentemente o mundo criado. Consciente ou inconscientemente todos nós caminhamos  em direção a ele. Em cada molécula deste universo, Krsna reside como certificador de sua própria criação. A atração sentida pelos seres humanos , o finito ao redor, não é senão a atração do Criador. No entanto, quando tentamos segurar objetos materiais, ele se esconde. Mas encontramos ele  no fundo de nossos corações e mentes. Quando desenvolvemos uma grande devoção, Ele acaba manifestando-se sutilmente do nosso mundo interior com os sentimentos que nascem na mente, como doçura, aroma, som, toque qualidades divinas sentimentais e outros. Tais experiências é o que Anandamurti chamau de "Ciência Supra-Estética".

    Quando esta atração vem do mundo externo, ele é chamado, Ciência Estética. O Criador está em tudo e nos atrai, mas a busca do grande encontro deve ser interna.

texto: Krsná Devi com adaptações do site: http://www.anandamargayogalibros.org/
Referência Bibliográfica: Namámi Krśńasundaram: 
La Esencia de las Enseñanzas de Krśńapor Shrii Shrii Ánandamúrti



Movimentos de Arte Supra Estética:



RAWA - Associação Renascentista de Artistas e Escritores »



É um movimento criado pelo mestre no Tantra contemporâneo Prabhat Ranjan Sarkar. Difundido em vários países pela organização socio espiritual Ananda Marga.


O que é RAWA?

RAWA é uma organização internacional que tem como propósito inspirar positivamente a sociedade através das artes. Seu nome, RAWA, é o acrônimo do inglês ‘Renaissance Artists and Writers Association’ que significa, Associação de Artistas e Escritores Renascentistas.
RAWA está presente em diversos países do mundo e no Brasil, a sigla em inglês foi mantida para demonstrar sua dimensão internacional e sem fronteiras.


O propósito fundamental da RAWA é criar uma melhor sociedade através da influência positiva das artes. A verdadeira arte é a expressão de uma elevada realização, e não simples explosões de emoções.


http://www.anandamarga.org/rawa-radio/
http://rawafest.org/


Movimento Prabhat Samgiita para Todos


O Movimento Prabhat Samgiita para Todos é um grupo que surgiu no Brasil para estudar e propagar a escola musical chamada Prabhat Samgiita. 
Devemos nossa existência ao trabalho do professor Kirit Dave, que desde 2010 vêm anualmente ao Brasil ministrar cursos e treinamentos.
Além de cursos e treinamentos, organizamos outras atividades tais como recitais e encontros de prática musical e espiritual. Há também encontros virtuais de estudo, os quais ocorrem semanalmente. Neles estudamos filosofia espiritual e língua Bengali. Saiba mais no site !
http://prabhatsamgiita.org/




Nenhum comentário:

Postar um comentário