Depoimentos


O Tantra Yoga em minha vida


Depoimento da Aluna Fernanda Lopes

Maio/2016


 Essa jornada começou em 2010, quando eu era caloura na UFSC, caloura em Floripa, caloura no curso de psicologia e caloura no tantra yoga. Através de um email da universidade, fiquei sabendo sobre as práticas de yoga e decidi ir ao primeiro encontro. Fui um pouco tímida e sem saber muito bem o que me esperava. No email, diziam que o encontro aconteceria em uma sala no prédio do DCE e, sem saber muito bem onde era, fui procurar.

Chegando lá, me deparei com um prédio em processo de demolição.
 Vejo Krsná e Mahesh, dois seres que me fizeram sentir acolhida. Fui a única aluna a comparecer a esse primeiro encontro e, durante a aula, vários pedreiros faziam seu trabalho de desconstrução do prédio, quebrando paredes e carregando madeiras e portas. Mesmo assim, nós continuávamos ali, no chão, fazendo yoga. Era meu primeiro contato com o tantra, estava aprendendo como fazer cada movimento. Lembro de ter a primeira experiência de perceber meus ombros rígidos e aprender a relaxá-los durante um ásana, mantendo a postura confortavelmente, uma sensação que não esquecerei.
 Quase seis anos já se passaram desde esse primeiro encontro, um pouco fora do comum, que tivemos no antigo prédio do DCE. Durante esse tempo, diferentes lugares sediaram nossas práticas, como a casa da Krsná, o CED, diferentes salas do CDS e até mesmo o Restaurante Universitário. A cada semestre, novos integrantes, novos espaços, exercícios e atividades diferentes.
 Houveram oficinas de culinária, encontros de música, meditação coletiva, retiros e diversos momentos de integração e compartilhamento que sempre começaram e terminaram com Namaskar, saudação que fui compreendendo cada vez melhor ao longo do tempo.
 Durante esses anos eu aprendi muito, fiz bons amigos, ri e sorri, compartilhei dificuldades, compartilhei alegrias e conquistas, aprendi receitas da alimentação sutil, conheci pessoas maravilhosas e tive um primeiro encontro de iniciação com uma monja da Ananda Marga.
 Houveram mudanças em meu corpo, em meus hábitos, em minha alimentação. Mudanças que foram surgindo naturalmente durante esse processo, no meu ritmo e em meu tempo. Fui sentindo um apuramento dos sentidos, percebendo os limites do meu corpo e os efeitos das práticas diárias em minha vida. Sinto que me encontrei muitas vezes, e cada vez mais, comigo mesma.
 Passei a perceber meu corpo a cada movimento. Percebi o amor crescendo dentro de mim e senti vontade de me cuidar mais, respeitar mais meu corpo. Aprendi a não fugir de olhares e, inclusive, a buscá-los. Aprendi a falar com o outro deixando as palavras fluírem de dentro de mim, sem ter medo de errar, sem ter medo de não saber. Aprendi a leveza que é não ter que competir. Fui sentindo a necessidade de agir para cuidar dos outros seres, cuidar da natureza e ser parte da mudança que quero ver no mundo.
 Percebo que tudo isso foi possível graças a meus instrutores. Eles sempre estiveram ali com uma postura de humildade, compartilhando seus conhecimentos e interessados em nos conhecer melhor e ouvir o que tínhamos a compartilhar. Sinto que eles sempre buscaram estabelecer uma relação de vínculo que ultrapassasse os limites da sala de aula, convidando o grupo a participar de diferentes encontros e ações fora daquele espaço, como encontros de meditação, compras coletivas, trilhas, oficinas e eventos relacionados ao tantra yoga. Durante as conversas com eles, eu tinha a sensação de estar sendo acolhida, abraçada em olhares, gestos, palavras e sorrisos.
 Olhando para essa caminhada, percebo que cada encontro foi uma celebração. Muitos amigos queridos passaram pelos semestres de aulas e, a cada dia (ou noite) eram novas histórias, novas risadas, novas alegrias e descobertas. Foram encontros mágicos, repletos de sinceridade, amor e aspiração, desejo, vontade. Vontade de aprender mais, de seguir esse caminho espiritual, de participar de mais retiros e de aplicar à minha profissão o que aprendi nessa jornada.
 O tantra yoga teve um papel fundamental nos cinco anos e meio da minha graduação, sinto que as aulas me deram o suporte físico, emocional e espiritual para iniciar e concluir um curso superior. Posso dizer que o tantra yoga despertou o que há de melhor em mim e trouxe reflexões e auto conhecimento que me fizeram crescer e que seguirão acompanhando minha vida.
 Agradeço de todo o meu coração à querida instrutora e amiga, Krsná, e aproveito a oportunidade para dizer que admiro muito seu trabalho e sua forma dedicada e amorosa de compartilhar seus conhecimentos. É um imenso prazer ter te conhecido e me sinto grata por ter dividido com você esses anos, foram lindos encontros de outros que ainda estão por vir.


  Namaskar!  Fernanda Lopes





Nenhum comentário:

Postar um comentário