Dança Indiana



Krsná Devi - dançando Bharata Natyam
Interpretando a Deusa Shakti

A dança clássica indiana na sua origem é considerada uma arte sagrada, uma forma de conexão com a espiritualidade, que tradicionalmente era dançada por mulheres nos templos sagrados. 

Hoje é dançada em vários países, incluindo o Brasil, tanto por bailarinas e bailarinos que se dedicam por anos para transmitir esse conhecimento de forma fiel, quanto por pessoas que buscam uma atividade que contemple o bem estar físico, emocional, espiritual. Não há pré requisitos para apreender a dança clássica indiana; seus benefícios são tão perceptíveis que podem podem servir de terapia para qualquer pessoa, mulheres ou homens. 
Rica em sua teatralidade, a dança clássica indiana é composta por uma variedade de gestos (hastas), expressões facial, dos olhos e do corpo (Abhinaya) e unidades de movimentos marcadas pelo ritmo (tala), através da batida dos pés descalço, pulos e giros.
Através da dança clássica indiana é possível contar histórias, mitos e poemas espirituais encantando o público nos diferentes dramas humanos. As batidas dos pés no chão marcam ritmos complexos trazendo um dinamismo característico na dança e que prendem a atenção do público.

Podemos dizer que a dança clássica indiana combina as práticas e objetivos do Yoga com as artes sagradas. 

E não temos como separar a dança clássica indiana do Yoga, essas duas práticas exigem disciplina do corpo, da mente e são formas de conexão com nosso verdadeiro eu. Porém, a dança é uma prática que cumpre melhor sua função quando manisfestada em público porque seu papel é também artístico e cultural.  
Existem 8 estilos de dança clássica indiana, sendo que a mais antiga delas é o Bharata Natyam que surgiu há mais de 5.000 anos e se desenvolveu no Sul da India nos distritos de Tamil Nadu. 

As características marcantes da dança Bharata Natyam são as poses e posturas que lembram antigas esculturas da India. A posição das pernas e braços bem definidas e geométricas. O Ritmo é bem acentuado pela batida dos pés, combinando permanência, equilíbrio, flexibilidade e dinamismo.







Texto: Krsná Devi 

Nenhum comentário:

Postar um comentário