Ásanas




Posturas de Yoga 




No Ocidente a palavra yoga é normalmente associada a posturas de yoga mas, de fato, as posturas de yoga são apenas uma pequena parte – embora muito importante – de um sistema mais abrangente. O termo yoga refere-se a uma completa filosofia de vida.

Em Sânscrito, as posturas de yoga são designadas por asanas. Asana refere-se a uma postura que dá conforto físico e compostura mental. Essas posturas tem um efeito nas glândulas endócrinas, nervos, músculos e todos os órgãos do corpo. Existem muitos benefícios físicos mas o efeito mais proeminente é o efeito mental. 

A prática de asanas pressiona ou "estende" as glândulas endócrinas, regulando assim a segregação de hormônios pelas mesmas. O equilíbrio  emocional resultante da prática de asanas facilita a concentração e a meditação.
No Tantra a prática de Asanas é fundamental para a saúde física e mental facilitando o despertar espiritual.


As posturas de yoga (ásanas) praticadas no tantra são baseadas na ciência da Biopsicologia.

A Biopsicologia foi abordada pelo Mestre Shri Shri Ananda Murti (1921-1990) em parte como um conhecimento novo dentro das práticas e filosofia do Yoga.

No Yoga tradicionalmente já se falava que o ser humano tem 7 principais centros de energia sutil ao longo da coluna vertebral chamados de chakras.

E que cada chakra possui metaforicamente “pétalas” ou padrões emocionais chamados em sânscrito de Vrtiis, sendo no total 50 padrões ou tendências emocionais.

Mas Shri Shri Ananda Murti procurou relacionar o conhecimento dos chakras com as glândulas endócrinas e suas secreções hormonais. Na biopsicologia compreende-se que quando os chakras estão em desiquilíbrio as glândulas não funcionam apropriadamente gerando doenças e somatizações.

Por exemplo, quando estamos em estado de estresse as glândulas supra renais produzem mais hormônio cortisol e este quando é produzido em excesso causa desiquilíbrios na saúde física e psíquica. 

A prática tântrica propõe o controle e purificação dos chakras, para que todo ser humano consiga evoluir na trajetória da vida desfrutando da felicidade, paz mental e possibilidade de libertação das amarras e bloqueios que impedem a jornada espiritual.

Esse conhecimento contribui na identificação dos nossos padrões negativos como medo, raiva, ciúme, avareza, melancolia, entre outros, para então equilibrá-los através de ásanas, pensamento positivo, visualizações, respiração, alimentação e meditação.


RECOMENDAÇÕES:
Durante a prática de asanas o corpo deverá estar fresco e calmo, o estômago não deverá estar cheio, o local deverá estar limpo e quente e não deverá haver fumaça no ar. Com excepção das asanas para a meditação, as asanas não deverão ser praticadas durante a menstruação ou durante a gravidez. Mas neste período pode-se praticar alongamentos leves, auto massagem, relaxamento, meditação.

As asanas devem ser aprendidas e praticadas com um professor  e nunca através de livros ou websites.

Obs: Faça as posturas com a respiração apropriada e sempre pelas narinas,evitando soltar o ar pela boca.


1) DIIRGHA PRANAMĀ (POSTURA DA LONGA SAUDAÇÃO)

Ajoelhe-se e, com as palmas das mãos juntas, estenda os braços para cima, mantendo-os juntos às orelhas. Incline-se para frente num gesto saudação, fazendo com que a ponta do nariz e a testa toquem o chão. As nádegas devem continuar em contato com os calcanhares. Ao inclinar-se, expire e permane­ça em estado de completa exalação por oito segundos. Depois disso, levante-se, inspirando. Pratique oito vezes.



2) BHŪJAUNGĀSANA
POSTURA DA COBRA



Deite-se em decúbito ventral, mas permaneça com a barriga e quadril no chão. Suportando o peso nas pal­mas das mãos e braços flexionados levante o peito, dirigindo a cabeça para trás. Olhe para o teto. Inspire enquanto estiver levantado, e, após levantar, retenha o ar por oito segundos. Volte à posição inicial, enquanto expira. Pratique oito vezes.


3) YOGAMUDRĀ
POSTURA DA YOGA

Sentado com as pernas cruzadas, passe as mãos por trás e segura o pulso esquerdo com a mão direita. Desça exalando o ar e tente encostar a testa no chão. Permaneça assim por oito segundos, então, levante-se, inspi­rando, exale e começa novamente enchendo o pulmão de ar e descendo exalando. Pratique oito vezes.


4) SHAVÁSANA
POSTURA DE MORTO

Mantenha-se quietamente deitado sobre as costas e Mantenha os braços afastados do peito, sobre o chão, pernas afastadas. em uma condição perfeita­mente relaxada.
Perceba a respiração diafragmática. Duração: por até dez minutos. Para sair da postura vire para o lado direito e suba com ajuda das mãos.


Fonte: Adaptado do Livro Caryácarya – Ananda Marga Parte 3



Auto-massagem

 É uma massagem suave na qual se dá uma atenção extra às glândulas linfáticas. Primeiro friccione as mãos para as aquecer. Comece na  na face e cabeça, continue para baixo, massajando toda a superfície da pele. Dê uma atenção maior à área da garganta, debaixo do queixo, à área das axilas e por baixo dos joelhos. Nestas regiões existem nódulos linfáticos que irão beneficiar da massagem.













Nenhum comentário:

Postar um comentário