O Tantra Yoga é uma ciência holística do ser humano, da sociedade humana e do universo. Foi sistematizado como uma ciência há cerca de 7 mil anos, a qual posteriormente foi sendo adaptada, atualizada e expandida conforme as demandas do desenvolvimento da sociedade humana e da estrutura física e mental dos seres humanos.
Sua aplicação ou prática promove o desenvolvimento
integral da natureza e potencialidades do ser humano, e o equilíbrio entre esse
desenvolvimento e o desenvolvimento da sociedade, em harmonia com o ambiente.
Reconhecendo que a natureza humana envolve, além do
corpo, também a mente e uma dimensão que se pode chamar de espiritual, o Tantra
Yoga propõe um “desenvolvimento subjetivo com ajustamento objetivo” de cada
pessoa.
A filosofia e ciência do Tantra que aqui apresentamos foi contemporaneamente desenvolvida por Prabhat Ranjan Sarkar e difundido pela organização sócio-espiritual Ananda Marga.
A filosofia e ciência do Tantra que aqui apresentamos foi contemporaneamente desenvolvida por Prabhat Ranjan Sarkar e difundido pela organização sócio-espiritual Ananda Marga.
“Na medida em que a atenção e as atividades humanas forem direcionadas
cada vez mais em direção a buscas sutis, tais como projetos artísticos e
práticas espirituais, o egoísmo e a ganância que dominam a mente das pessoas
hoje em dia serão substituídos por um novo sentimento de amor e irmandade.
Na medida em que
expandimos nossas mentes em direção ao Infinito e aprendemos a dividir nossas
riquezas mundanas, nós iremos perceber mais e mais que de fato nós todos somos
uma só humanidade, que nós todos somos irmãos e irmãs – filhos e filhas de uma
Inteligência Infinita que está nos guiando todos para a perfeição. Ao invés de
nos basearmos na competição e na hostilidade mútua, a sociedade será operada
através da cooperação mútua e do amor.”
O Grande Universo – Discursos sobre a Sociedade.
Shrii Shrii Anandamurti.
Shrii Shrii Anandamurti.
O que é Tantra?
O significado do termo tantra é “liberação das limitações, das
amarras do torpor ou da estaticidade”. A letra ta é a raiz sonora da
obtusidade. E o verbo raiz tra significa “aquilo que libera”; assim, as
práticas que liberam o aspirante espiritual da obtusidade ou animalidade da
força estática e expandem o seu eu são chamadas de Tantra.
Yoga refere-se ao objetivo de vida de todo e qualquer aspirante espiritual,
e que coincide com o ponto culminante do desenvolvimento de nossa natureza
humana. Yoga significa, portanto, a união ou fusão completa da
consciência individual com a Consciência Cósmica infinita.
As práticas do Tantra Yoga estimulam a expansão mental do
praticante rumo a camadas mais sutis da mente. A sua filosofia guia e acelera
essa expansão dentro de uma visão universalista, para o benefício da sociedade
e de todos os seres. Dentro desse enfoque amplo, muitos benefícios pontuais
dessas práticas podem ser mencionados, como se poderá ver mais abaixo.
Práticas e Filosofia do Tantra:
Ásanas
Ásana significa, em sânscrito, “postura mantida confortavelmente”. As
posturas de yoga têm um efeito regulador no sistema glandular, nervoso e
linfático do ser humano, ajudando a equilibrar as emoções e a aumentar o
autocontrole. As posturas não são um fim em si mesmas, mas uma ferramenta para
um corpo mais saudável e uma mente mais equilibrada – para uma consciência em
expansão.
Biopsicologia
É a ciência que trata da relação corpo-mente. A interação entre as glândulas endócrinas e os centros energéticos chamados de Cakras. A nossa personalidade e percepções de mundo são influenciadas pelas 50 propensões (vrtiis) que são vórtices de energia mental. Através das práticas do Yoga aprendemos como purificar e controlar esses centros de energia para o melhor desenvolvimento das nossas potencialidades e equilíbrio dos padrões de pensamentos.
Yama e Niyama
Na sociedade de hoje existe uma grave carência de valores e a ética
perdeu-se, ou foi distorcida. Porém, na prática de yoga, um conjunto de
princípios de vida é da maior importância. Antigamente, antes de aprender a
mais simples técnica de meditação, o aluno era testado durante vários anos para
verificar-se a sua integridade. A ética serve, por um lado, para tornar
possível uma vida harmoniosa em sociedade, e por outro, é uma ferramenta para
fortalecer a mente do praticante.
Os princípios de Yama e Niyama, pelo seu caráter
universal, são um verdadeiro código ético universal que pode ser aplicado em
qualquer lugar ou época, e por qualquer pessoa, contrastando assim com os
princípios, leis, costumes, tradições, modas e normas que caracterizam
diferentes grupos sociais em cada lugar e tempo.
Alimentação
Aquilo que comemos influencia o nosso estado mental e emocional. Para
uma mente sã em um corpo são, é aconselhável uma dieta basicamente vegetariana
(incluindo produtos lácteos). Para uma prática mais profunda de meditação, uma
dieta adequada é imprescindível. Também faz parte do sistema de
alimentação a realização de jejuns periódicos, para o descanso do sistema
digestivo, a limpeza do corpo, a prática de autocontrole e o fortalecimento da
mente.
Yoga, Ásanas e Meditação
Para muitas pessoas, a palavra “yoga” significa uma série de exercícios
físicos que esticam e torcem nossos corpos, dando nós impossíveis. Mas essas
posturas físicas são apenas um único aspecto do caminho do yoga –
aspecto esse conhecido como “ásanas”. Essas posturas físicas do yoga não
necessariamente são assim complicadas, e são praticadas pelos seus benefícios
para a saúde, e porque elas ajudam a preparar o corpo para a meditação. Yoga
é tanto uma filosofia de vida quanto um sistema de prática espiritual. A
palavra “yoga”, na verdade, significa a união entre o eu individual e a
Consciência Infinita – como já mencionado antes.
A meditação é a prática mais importante no sistema do yoga, e é o
meio pelo qual essa fusão ou união é alcançada. Então, yoga é um sistema
ou ciência que capacita uma pessoa a desenvolver-se fisicamente, mentalmente e
espiritualmente, e a meditação é a prática que torna o desenvolvimento mental e
espiritual possível.
Meditação
O sistema científico de meditação tem por objetivo a fusão da mente do
praticante na Consciência Cósmica. Apesar de este objetivo poder parecer
longínquo para o iniciante, a prática de meditação em si é uma experiência de
bem-aventurança e auto-aprofundamento, além de outras vantagens ou benefícios
secundários, como redução do estresse e relaxamento, aumento da capacidade de
concentração, controle e força mentais.
O Tantra Yoga é noventa e nove por cento prática e um por cento
teoria. O ensino das diferentes lições de meditação depende de esforço, sinceridade
e prática. “Mais vale uma lição posta em prática do que muitas ouvidas.”
(Shrii Shrii Anandamurti)
No tantra, um dos sistemas de meditação – em geral o mais
adequado para a maioria das pessoas – é chamado de Sahaja Yoga, e é
composto por seis lições (ou práticas). Essas lições contribuem para um
desenvolvimento acelerado do aspirante espiritual, mas o resultado é bastante
pessoal e depende da sinceridade de cada praticante. As lições podem ser
adquiridas após uma iniciação espiritual que é realizada individualmente com um
ou uma acharya (professor espiritual) do tantra.
Kiirtan e Mantra
O que é Kiirtan ? A origem etimológica da palavra kiirtan está na linguagem sânscrita: a raiz verbal kiirt significa “pronunciar algo em voz alta como louvação a alguém”. Portanto, proclamar as glórias da Consciência Suprema em voz alta é chamado de kiirtan.
Kiirtan também significa, especialmente, um cântico com o uso de um mantra.
O que é Mantra ? Mantra significa "aquilo que liberta
a mente": man + tra; man = mente, tra =
liberar.
Sobre a importância do kiirtan para a meditação:
“A sua mente deve estar em um estado de compostura durante a prática da
meditação, e para trazer a mente até esse estado de compostura, o que você pode
fazer? É recomendável fazer kiirtan. Durante o kiirtan, o que
acontece? A mente fica elevada, inspirada, e assim você irá desfrutar de um
certo tipo de paz. E se você começar a sua prática espiritual (sádhaná)
logo após o kiirtan, você irá experimentar bem-aventurança. Portanto, o kiirtan
é uma necessidade, uma necessidade indispensável para uma boa sádhaná.”
(Shrii Shrii Anandamurti)
Neo-Humanismo
O Neo-Humanismo é uma perspectiva holística da natureza humana. Baseado no amor universal, identifica como aspecto fundamental da psicologia humana a busca de auto-realização e a enquadra num contexto de respeito pelos animais, plantas e demais seres da natureza.
“Quando o espírito inerente ao humanismo é estendido a tudo neste
universo, animado e inanimado – a isto eu chamo de Neo-Humanismo. Este
Neo-Humanismo vai elevar o humanismo ao universalismo: o amor por todos os
seres criados deste universo.” (Shrii Shrii Anandamurti)
“A verdadeira educação é aquela que leva à libertação.” O Neo-Humanismo
dá grande importância à educação, pois nela está a chave do futuro. A pedagogia
neo-humanista é uma proposta educativa holística, sendo alguns dos seus
pontos-chave:
- desenvolver a fundo o potencial de cada ser humano – físico, mental e espiritual –, com especial atenção às crianças;
- despertar a sede pelo conhecimento e o gosto pela aprendizagem;
- dotar os estudantes com capacidades acadêmicas e outras mais, necessárias para a continuação da sua educação;
- favorecer o desenvolvimento pessoal em áreas como a moralidade, integridade, autoconfiança, autodisciplina e cooperação;
- desenvolver bem-estar físico e aptidões mentais através de técnicas de yoga e concentração, esportes e jogos;
- desenvolver um senso estético e gosto pela variedade de expressões culturais – através do teatro, dança, música e outras artes;
- encorajar os estudantes a tornarem-se membros ativos e responsáveis da sociedade;
- promover uma consciência ecológica no seu sentido mais amplo: a realização da interligação entre todas as coisas, e encorajar o respeito e atenção por todos os seres vivos;
- incentivar uma perspectiva universal, livre de discriminações de religião, raça, credo ou gênero;
- reconhecer a importância dos professores e pais em serem exemplos.
Prout - Teoria da Utilização Progressiva
Progressive Utilization Theory ou PROUT (pronuncia-se ‘praut’) é uma
teoria sócio-econômica proposta por P. R. Sarkar em 1959, e constitui uma
alternativa aos sistemas capitalista e comunista. Segundo PROUT, o objetivo da
sociedade é criar condições para o desenvolvimento integral dos seres humanos.
"A sociedade é como um grupo de caminhantes numa peregrinação.
Suponhamos que um deles tenha um ataque de cólera. Será que os restantes
prosseguirão o seu caminho, deixando-o para trás? Não, eles não podem. Em vez
disso interrompem a sua jornada por um dia ou dois, aliviam-no da enfermidade e
ajudam-no a recuperar a força nas pernas. Ou então recomeçam a viagem
carregando-o nos ombros." (P. R. Sarkar)
Alguns aspectos característicos de PROUT são: garantir as necessidades
básicas a todos os seres humanos; planejamento descentralizado; economia
baseada em cooperativas; regiões socioeconômicas auto-suficientes; respeito
pela cultura local; ética; e valores espirituais universais. PROUT apresenta
soluções práticas e em harmonia com a psicologia humana para muitos dos
problemas atuais da economia mundial.
Texto
baseado no artigo original de: Augusto Martini
Edição,
Revisão, Adaptação, Traduções e Inserções: Mahesh e Krsná