Dança Tandava



Há 7.000  anos Sadashiva, sistematizou e trouxe práticas que contribuíram para a expansão de consciência da humanidade.
Além das práticas de yoga ele ensinou a ciência do mudras que deu origem a dança clássica indiana, também as 7 notas musicais SA RE GA MA PA DHA NI 
 Conhecido também como Nataraja “o Rei da dança” Shiva ensinou uma dança vigorosa para os homens chamada Tandava.  Na linguagem Sámskrata (sânscrito) 'Tandu' significa 'salto', então 'tandava "significa" uma espécie de dança, onde saltar é a característica dominante'.
Tandava expressa o poder da vida superando os poderes da morte, medo e ignorância. Por esta razão, o bailarino deve imaginar na mão esquerda um crânio, uma cobra, ou tocha de fogo representando a morte/medo.  A mão direita segura uma espada, uma faca, ou um tambor simbolizando - a capacidade mental, a luta contra a ignorância.

Há três variações de dificuldade crescente da dança Tandava:


1. Quando os joelhos alcançam o umbigo (Manipura Chakra) é chamada Brahma Tandava.
2. Quando os  joelhos chegam no centro do peito (Anahata Chakra), é chamado de Vishnu Tandava.
3. Quando os joelhos alcançam o centro da garganta (Vishuddha Cakra), é chamado Rudra Tandava.
Esta dança não é recomendada para mulheres, devido à estimulação de certas glândulas e secreção de hormonios como a testosterona. E também devido ao impacto dos pulos nesta dança os ovários e útero podem ser prejudicados.
Tandava dá uma sensação de força, coragem, clareza e paz interior. Ajuda a superar os inimigos como: o medo da morte. Energiza todo corpo Trazendo mais saúde física e mental.


Adaptado por Krsná Devi

2 comentários:

  1. Mi camino en el Tantra Yoga de Amamda Marga comenzó hace ya unas cuantas décadas. He ido algunas veces por las jagrittis de Pört0 Alegre, de Buenos Aires y otras ciudades. Fuí iniciado por Dada Sevanada y recibí sexta lección de Dada Brahmananda. También he practicado kapálica. Conocí muchos Dadas. Fue muy bueno para mi encontrar a AM, hacía mucho que estaba en el Yoga, pero recién entonces entré en el verdadero camino. Namaskar. Viirendra

    ResponderExcluir