terça-feira, 29 de maio de 2018

5 Benefícios Físicos da Dança Indiana


A dança indiana no estilo clássico Bharata Natyam é uma dança encantadora, muito bela de se apreciar, rica em elementos técnicos e expressivos que envolvem movimentos com o corpo todo: poses e posturas que lembram antigas esculturas da India, posição das pernas e braços bem definidas e geométricas,  o ritmo  bem acentuado pela batida dos pés, combinação de permanência e movimentos rápidos. E ainda, muitos gestos com as mãos (mudras), movimento de cabeça e pescoço e até movimentos com os olhos!

 Ficou curiosa para conhecer e sentir na prática como é essa dança?  Então saiba que a lista de benefícios é bem extensa, pois é uma dança que integra Corpo, Mente e também a espiritualidade.

Mas para começar o assunto dos benefícios desta dança, hoje vou listar 5 benefícios físicos :

1) Fortalecimento muscular : muitas posturas e passos da dança clássica indiana Bharata Natyam são feitas levando a consciência para a musculatura das pernas, braços e abdome. 

2) Melhora da resistência física: a dança combina posturas de equilíbrio com permanência e passos rápidos e ritmados uma combinação perfeita para fortalecer o coração e ganhar resistência. 

3) Flexibilidade : a dança movimenta o corpo inteiro (músculos, tendões, articulações). As unidades de movimento (passos da dança) são feitos com flexão e extensão de joelhos, cotovelos, alongamento das pernas, braços e coluna , movimento de pescoço, escápulas, punhos, dedos dos pés e muitos gestos com as mãos que alongam todos os dedos e tendões. 

4) Controle da respiração : todos os passos são feitos com a consciência da respiração usando o diafragma, a respiração é feita com exalação completa ajudando na liberação de tensões.  

5) Equilíbrio hormonal: na dança fazemos vários movimentos que são posturas de yoga (ásanas). As posturas "massageiam" as glândulas endócrinas como os ovários, supra renais, pâncreas e timo. 

Krsná devi
professora de dança clássica bharatanatyam



Nenhum comentário:

Postar um comentário